Resenha do livro: Tarde Demais – Colleen Hoover.

 

Este foi um livro que eu achei muito impactante. Os pontos que a autora abordou são extremamente fortes. O mais triste é saber que existem casos verdadeiros, que devem tê-la inspirado. Esta obra, é diferente de todas as que ela já havia publicado. Ela escreveu uma nota e publicou no começo do livro o que motivou-a a publicá-lo:

nota da colleen hoover

Uma história sobre tragédias, superação e ironias da vida; 

Sloan é uma jovem, que teve a infelicidade  de nascer em uma família desestruturada e que, aprendeu desde cedo a cuidar de seu irmão, uma vez que, a mãe estava sempre às voltas com os padrastos temporários que arrumava para a garota semanalmente. Vítima da negligência de sua mãe, ela se vê sob a responsabilidade de cuidar de seu irmão que tem problemas de saúde e teria perdido o auxílio do governo. Para manter os tratamentos dele, Sloan acaba se vendo presa a Asa Jackson – Traficante perigoso e imprevisível.

Quando ela conhece Asa, ele não revela sua verdadeira identidade e a faz acreditar que é uma pessoa boa. Mas, depois de um tempo, ela que já desconfiava da vida de luxo do namorado que bancava sua faculdade e os tratamentos do irmão. O forte movimento na casa que vivia cheia de rapazes que obedeciam religiosamente às regras de Asa a fizeram desconfiar de que, a vida que ele levava não era das mais corretas.

Ela não conseguia tempo para descansar na casa, pois, estava sempre efetuando trabalhos domésticos e as festas que Asa oferecia diariamente, consumiam todo o seu tempo e sono. Durante uma aula de espanhol, depois de ser flagrada dormindo (até babar) ela conhece Carter. Eles descobrem que estão em sintonia. É Carter que vai fazer Sloan perceber que existe uma chance para ela e o sentimento que jamais acreditou que pudesse ser digna: o amor.

 

Pesado Demais!

Este livro não se trata de um clichê do qual o mocinho salva a mocinha do maldoso vilão. Ele retrata tragédias reais, das quais milhões de mulheres pelo mundo são submetidas: estupro, violência, abuso das mais variadas formas. Trata também, de transtornos psicológicos. Como a autora traz a narrativa dos 3 personagens: Asa, Sloan e Carter, dá para digamos… entrar na mente de Asa e perceber seus transtornos psicológicos. E é chocante as visões que ele tem sobre cada situação que ele faz Sloan passar.

Colleen  Hoover consegue em alguns momentos, nos fazer entender que Asa na verdade é vítima de um pai que sofria esquizofrenia  e que deturbou sua concepção sobre as mulheres, sobre o certo e o errado. Ficou claro que, ele ama Sloan, entretanto, do jeito que ele compreendia por amor.

Sloan: teve alguns momentos que eu me vi em sua pele e senti o medo que ela sentia. Porém, a Colleen Hoover conseguiu me fazer ter MUITA REPULSA de Sloan em uma cena de vingança que eu achei desnecessária.

Sobre a narrativa: É bem interessante a forma como a autora consegue desenvolver uma linha de diálogos e pensamentos entre os personagens do ponto de vista dos três (me impressionou muito), mas é bem pesado: tem MUITOS, MUITOS, MUITOS, MUITOS palavrões (tem palavrão pra car @***).

O livro, como sabemos, foi escrito quase que com interação direta do leitor, em um momento em que ela estava “sem inspiração” para as outras obras “publicáveis”, mas atendendo aos fortes apelos do público, ela publicou e anunciou que por tempo limitado – tanto impresso como online. – Sendo assim, ele não teve uma ordem de diagramação completa, nota-se que ela escreveu um epílogo, depois um epílogo do epílogo, um prólogo no final do livro. Isso ela quis que ficasse como havia ficado na plataforma, portanto, o livro tem pouca revisão. Mas está perfeitamente bem escrito.

Achei bastante interessante.

Cortaria a parte da vingança! HEHEHE

Eu gostei da leitura e guardei o livro no alto para que as crianças não o alcance, pois o conteúdo é bemmm forte.

Tarde demais é pesado, mas vale a leitura dessa obra tão diferente da Collen Hoover.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s